Escalda-pés

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vipassana

 Vipassana que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Era ensinada na Índia há mais de 2500 anos como um remédio universal para males universais.

 Meu Vipassana
Antes de engravidar do meu filho eu realizei um sonho antigo de participar do Vipassana.
  Até parece que foi em outra vida, pois faz tanto tempo e eu era tão diferente do que sou agora. Quando morava em Edinbrugh na Esócia, em 2004, fui à um pequeni festival chamado 'Tree festival'. Foi um evento simples e super interessante para mim. Foi logo no começo da minha temporada na Europa, e até então nunca tinha visto algo tão alternativo e colorido!! Haviam algumas barracas com informativos de projetos e uma tenda com palestras e shows (alias, eu já amava reggae, mas foi nesse dia que me apaixonei pelo som DUB de uma bandinha local). Uma da barraquinhas era uma divulgação do Vipassana Meditation. Sim...foi dessa maneira que conheci o Vipassana. Quando alguem pergunta eu simplifico e digo: ah..conheci na Europa!! Mas confesso que a história que foi vivida de verdade é muito mais interessante do que contada.

Quando vi o cartãozinho deles, pedi algumas informações e tive certeza de que um dia eu faria essa meditação. Guardei o cartão por anos, quer ver... de 2004 até 2009. Fiquei encantada com a possibilidade de aprender a meditar e melhor ainda pagando o que eu pudesse pagar, como uma doação. Pelos desvios de rota da minha viagem que ainda duraria 9 meses, e acredito que por MEDO de entrar em contato comigo mesma, adiei adiei... até que voltei pro Brasil e continuei adiando, mas sempre com uma sensação de culpa por não ter realizado esse meu objetivo. Vale uma pasusa para dizer que A culpa atrapalha muito a vida dagente. O grandeChico Xavier disse assim: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Bom... já quase concluindo o curso de Biologia e de instrutora de Hatha Yoga, soube de uns amigos  que tinham feito Vipassana em algum lugar da America Latina e que estavam muito felizes. Foi uma visita deles em minha casa que despertou em mim a vontade de realizar esse sonho engavetado. Eu animei de novo. Me casei em setembro de 2009, e na nossa lua de mel, dei de presente para mim e meu marido, a inscrição no Vipassana. Pois bem, o nosso curso aconteceu do dia 31 de dezembro de 2009 à 10 de janeiro de 2010.

Por ser uma experiência vasta, pessoal e única... posso compartilhar poucas coisas. Quero falar das minhas impressões sobre o silêncio! 10 dias de silêncio!!

As mulheres e os homens ficavam separados. É muito interessantes como nós mulheres conseguimos nos organizar bem, manter o banheiro em ordem, a limpeza do local. E o mais incrível é que foi tudo feito em silêncio. Até quando me uni a um grupo na missão de tirar um sapão de dentro do dormitório feminino.
 No penúltimo dia tivemos uma surpresa,: O silêncio seria quebrado, com a mesma rotina de meditação claro. Esse dia foi importante para mim...pois quebrei um monte de preconceitos em relação as pessoas.
Aprendizado 1: O nosso normal era cruzar uns pelos outros com a cabeça baixa (sem sorrisinhos)e em silêncio, isso as vezes me dava a impressão de que o 'santo não bate' . E por fim, quando fomos liberados e conversamos, pude ver como julguei mal algumas pessoas.
Foi tão bom conversar com meu marido depois de tantos dias vendo-o de longinho, mandando um sorriso discreto para mim, e eu tendo que me segurar para não correr e abraçá-lo(isso foi sofrido para mim).
Aprendizado 2: Mas nesse dia também aprendi que o silêncio é harmonia!!!  Algumas mulheres que se esforçaram demais para ficar caladas não conseguiam mais fechar a boca de jeito nenhum...Uma mandando na outra e a arrumação do banheiro parecia um galinheiro... Foi engraçadíssim.Percebi que no silêncio tudo fluia melhor, incrível. Até a meditação era mais fácil quando estavamos em silêncio
Aprendizado3: Percebi que no dia a dia não seria tão fácil praticar a meditação!!Mas vamos lá!!

Bom... Eu indico essa experiência para quem quer se enchergar melhor.
São os momentos dificeis e prazerosos que acontecem durante às meditações e também durante as atividades corriqueiras como escovar os dentes, comer, lavar o banheiro, arrumar a cama, pentear o cabelo, etc.  É a observação constante da impermanência de tudo na vida, tanto das coisas materiais como sensações, pensamentos, sentimentos.
Prazer e dor vem e vão.
É a montanha russa da vida, sendo observada em 10 dias de imersão, de silêncio, de contato com o próprio ser e com a natureza.
Sou eternamente grata por essa oportunidade na minha vida. Toda a vivência contribuiu para o resgate do Sagrado dentro de mim. Sou grata aos voluntários do Dhamma Santi, localizado em Miguel Pereira, RJ.
Para mais informações e agenda visite o site do Centro de Meditação Vipassana

Nenhum comentário:

Postar um comentário