Escalda-pés

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Começo e recomeço-Surya Namaskara

 Surya Namaskara: um bom recomeço para a recuperaração pós-parto

   Depois do nascimento de meu filho, não tive rapidamente a facilidade para voltar às práticas de Yoga. É um momento de transição, de adaptação e de aprender na prática um tanto de atividades novas, assim que  nas primeiras semanas não encontrava uma forma para conciliar a maternidade com o Yoga. Pesquisei na literatura alguns roteiros básicos para pós-parto; pratiquei esporadicamente, me concentrando principalmente em pranayama (respiração), e aproveitando o momento de silêncio para orar, pedir e agradecer.  
   Mas ainda sentia que precisava de uma revitalização mais intensa para o corpo se recuperar das noites pouco dormidas, e me preparar pro que der e vier!! Então quando estava quase concluindo o resguardo de 40 dias, vi meu marido fazendo o Surya Namaskara e me deu vontade de fazer também. A partir deste momento, decidi me dedicar à essa prática diariamente. Descobri uma coisa e redescobri outra: 
   Descobri que o resguardo é um momento importante de ser vivido pela mãe. É um tempo de respeito ao ritmo de cada uma, de uma não cobrança em relação à sua disciplina na prática de Yoga. É tempo de renovar o útero, recuperar o corpo e aceitar o auxílio da mãe, do marido, da comadre ou de quem for. É tempo de reequilibrar os hormônios e as emoções. É tempo de compreender que o nascimento de um filho é também o renascimento de uma mulher.  É tempo de  aprender a servir, nutrir e cuidar da nova vida. É tempo de aprender à se amar para assim amar ao próximo como a ti mesmo. É tempo de cuidar e ser cuidada.
   Redescobri que para começar ou recomeçar qualquer prática de Yoga, no tempo certo, o Surya Namaskara é uma ótima opção. Sendo este uma série de asanas que proporciona um profundo alongamento e realinhamento do corpo, intensificando o seu metabolismo. Equilibra o fluxo da respiração e da energia vital  (Prana) nos centros de energia (chacras). Expande a região do chacra cardíaco (Anahata) permitindo a libertação de travas e o livre fluxo do amor, trazendo serenidade, paz e confiança.  O que mais, além de tranquilidade, paz, amor e confiança, precisamos para dar alimento, conforto e segurança aos nossos bebês?!?!?!
   Reverenciamos ao Sol, a essência que nos leva da escuridão à luz, o removedor de toda fraqueza e curador de toda doença, cultuado por tantas civilizações antigas. Reverenciamos o Sol, a luz que anuncia um novo dia e um novo ciclo. Podemos cultuar o Sol hoje, e revitalizar dentro de nós a força e a luz, neste momento de começo ou recomeço. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário