Escalda-pés

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Repelente caseiro de cravo da índia

Essa receita de repelente caseiro aprendi no blog da Sonia Hirsh. Foi testado em mim e na minha família e funciona perfeitamente.

Ingredientes:
10 gramas de cravo-da-índia
1/2 litro de álcool
100 ml de óleo de amêndoas, coco, para bebês ou outro sem aditivos.
Eu usei o óleo de semente de uva e ainda coloquei umas gotinhas de óleo essencial de citronela. Além de ficar mais cheiroso ainda aumenta o efeito repelente.
Ficou assim:
O óleo e o alcool não se misturam completamente, então antes de usar de uma agitada no frasco. 
Sobre o cravo da Índia, me surpreendi há alguns anos atrás, quando fui visitar a propriedade rural da família do meu marido em Valença, na Bahia. Havia ficado na minha imaginação da época da escola que o cravo da Índia era uma das especiarias trazidas da Índia, não podia imaginar que este cravinho é cultivado no Brasil.
 
Cravo da Índia
 
Uma breve conjuntura: Cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum), da família das mirtáceas, é originário da Indonésia. Conhecido desde a Antiguidade, é uma das famosas especiarias buscadas no Oriente.A produção mundial chega a 111,5 mil toneladas, liderada por Indonésia (75,3%), Madagascar (9%) e Tanzânia (8,9%). Comercializa-se o botão floral seco da árvore, que alcança até 12 metros de altura.No Brasil, a produção de cravo-da-índia apresenta expressão no sul da Bahia, onde 3.800 pequenos agricultores cultivam 8 mil hectares, produzindo 2,5 mil toneladas. É exportado em pequena escala. 


 
Fonte:  Vale do bruxo 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário