Escalda-pés

domingo, 23 de outubro de 2011

Hatha Yoga Integral Yantra


Sempre admirei o Yantra...mas só recentemente, com a explicação de S. Ramananda, tive a oportunidade de compreender o que significa cada um dos simbolos. Então resolvi escrever  uma tradução simplificada para aqueles que também tem a vontade de conhecer o significado por trás desta bela mandala, que acalma, limpa e simplifica meu coração. Procurando na internet achei o link do texto original no site do Instituto de NY.

Todo Yantra é uma materialização do Divino, ou uma representação material da Energia Criadora.Cada parte do Yantra do Hatha Yoga Integral representa um aspecto do Cosmos. De acordo com a filosofia yogui, Deus, ou a Consciencia Cósmica é originalmente uma energia não manifesta. A primeira manifestação Divina é uma vibração sonora. A Bíblia explica isso dizendo: "E no começo era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".  Aqui, verbo significa Som. Como a primeira manifestação de Deus é o Som, e este nós não conseguimos ver, apenas sentir; então, o Som é representado no Yantra como um ponto, a primeira expressão física que conseguimos ver. Como não conseguimos ver a olho nu a menor particula material existente, no Yantra esta partícula é representada por um ponto, também chamado em sanscrito de Bindhu.
O próximo elemento são três circulos ao redor do Bindhu, os quais representam os trÊs gunas, ou três qualidades da natureza: Sattva (equilíbrio), Rajas (atividade) e Tamas (inércia). Dentro da filosofia do Yoga, tudo é manifestado pela combinação dos três gunas e toda a variação de manifestações na Natureza é a variação na combinação dessas qualidades. Então podemos ver o hexágono ao redor dos três circulos, o qual representa a forma física do cristal e de qualquer outra manifestação física, sendo também por isso que o Yantra tem seis triângulos.Os seis triangulos representam os cinco sentidos e a mente que é o sexto. Por sua vez, esses seis triângulos são uma combinação de dois triângulos maiores representando a dualidade. Um aponta para baixo, representado o aspecto feminino e negativo, e o outro triângulo aponta para cima representando o aspecto masculino e positivo. Este conceito em sanscrito é chamado Siva-Shakti, a qual representa o equilíbrio. É a combinação perfeita dos dois aspectos, não havendo superioridade ou inferioridade entre eles. Para cada lado que você virar o Yantra eles estarão do mesmo jeito. Em seguida vemos as lindas pétalas de lótus, o que representam a manifestação do amor. Outra maneira de explicar as pétalas é que as oito pétalas representam os oito elementos sutis, enquanto as 16 pétalas ao redor representam os 16 elementos físicos (há uma explicação mais profunda para isso). Os três círculos grandes ao redor, simbolizam como esses elementos se manifestam e se distribuem no corpo causal, astral e físico. Mas mesmo isso não é limitado, pois a manifestação Divina é ilimitada, e é por isso que as quatro pontas de um quadrado estão presentes no Yantra representando o infinito da Criação. As doze pétalas maiores representam as diferentes religiões e a aceitação das diferentes fés. S. Satchidananda dizia: "A verdade é uma, os caminhos são muitos". Em sentido horário a partir do círculo vazio: 1-religiões ainda não conhecidas, 2-Judaismo, 3-Xintoismo, 4-Taoismo, 5-Budismo, 6-Cristianismo, 7- Islamismo, 8-Siquismo, 9- Fés africanas, 10- Fés nativas da América, 11-Outras fés e religiões já conhecidas, mas pouco divulgadas.

 Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário