
Mula Bandha e Muladhara
Bandha significa contrair, segurar, reter, comprimir. Quando são realizadas, ocorre no nível físico, uma profunda massagem dos orgãos e glândulas internas. Já no nível energético, pode-se dizer que o “Prana”, ou energia vital é amarrado. Dessa maneira é possível trabalhar concentrados, retendo este Prana e dirigindo-o através dos canais energéticos (nadis) com o intuito de despertar a espiritualidade.
O Mula Bandha também recebe o nome de “fechadura do ânus” ou “fecho da raiz”. Pode ser explicado como a contração do ânus e dos orgãos genitais. Essa técnica contrai o assoalho pélvico e eleva a energia concentrada nesta região em direção ao centro do corpo. A energia a qual me refiro é a energia do centro Muladhara (primeiro chacra, chacra da base), localizada na base da espinha. Este é o centro de energia físico e dos instintos de sobrevivência. É a energia sexual. Se relaciona com a segurança, sobrevivência, confiança, lidar com o dinheiro, lar e trabalho, habilidade de estar enraizado, presente no tempo, facilidade em lidar com as mudanças. É uma ligação do ser humano com a Mãe Terra, o que permite que o ser humano se sinta bem enquanto encarnado. É representado pela cor vermelha, elemento terra, e no corpo tem ligação com as glândulas suprarenais, sistema linfático, glândula sexuais, pernas, pés e também com o nariz, sendo este um orgão de ação associado à sobrevivência.
Mula se refere à raiz de todas as ações, sendo esta raiz, os próprios pensamentos. Com o estímulo do chacra da base, a partir do Mula bandha, estimulamos um fluxo mais positivo de pensamentos e dessa maneira colocamos melhores intenções em nossas ações, nos tornando mais conscientes da união e sintonia entre nosso corpo e nossa mente. Assim a energia da base é canalizada para as ações corretas, sendo estas, sintetizadas dentro dos princípios do Yoga, denominados por Patanjali como Yamas e Niyamas. Vale destacar o yama Brahmacarya, no qual Patanjali nos ensina a canalizar a energia no sentido de despertar a compreensão do que é essencial, no caminho do Absoluto.
O estimulo do mula bandha no Muladhara chacra equilibra todas as funções relacionadas a este chacra e elimina qualquer nó ou impedimento energético nesta região. Com tudo isso, o corpo físico se torna mais leve, e a prática do mula bandha durante os asanas facilita os movimentos, tornando o esforço menor. Outros benefícios físicos do mula bandha são: Aumento da estabilidade, flexibilidade e da irrigação sanguínea da musculatura pélvica. Aumento da potência sexual. Mantém o equilíbrio hormonal. Tonifica os intestinos e o baixo abdômen. Cria uma melhor base para os movimentos respiratórios.
Com o estímulo de mula bandha durante os asanas, a energia localizada em Muladhara chacra não é disperdiçada. E sim, canalizada, movendo-se de fora para dentro, de baixo para cima, da Mãe Terra para o Céu, da inconsciência para a consciência, sendo este o sentido da transcendência, iluminação, libertação.
Por: Ana Cristina Rodrigues Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário